Engenharia de Alimentos e Ciência e Tecnologia de Laticínios ganham 5 estrelas no Guia do Estudante Engenharia de Alimentos e Ciência e Tecnologia de Laticínios ganham 5 estrelas no Guia do Estudante Estudante da UFV participa de equipe vencedora do concurso Ecotrophelia 2016 na França Fachada do edifício sede do Departamento de Tecnologia de Alimentos Edifício Beck Andersen. Este prédio, além de possuir gabinetes de professores e laboratórios, abriga a planta industrial do Laticínios Funarbe Entrada do edifício DTA III, onde se concentra a maior parte dos laboratórios de pesquisa

Endereço

Departamento de Tecnologia de Alimentos
Campus Universitário
36570-900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3899-1756
E-mail: dta@ufv.br

Histórico

O Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) originou-se da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), fundada em 1926, transformada em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG) em 1948 e em Universidade Federal de Viçosa em 1969.

Até 1968, o Departamento de Tecnologia de Alimentos respondia por disciplinas do curso de Agronomia. De 1968 a 1974 ministrou as disciplinas de diversificação do curso de Agronomia em Tecnologia de Alimentos.

Em 1969, tendo realizado a expansão do seu corpo docente, o DTA estabeleceu as bases de um programa de qualificação de recursos humanos. Com docentes recém-qualificados em Ph.D., em universidades norte-americanas, e intensificando o programa de novos treinamentos, o departamento iniciou em 1975 três cursos, instituídos em 1974, para a formação de:

Engenheiros de Alimentos

Bacharéis em Ciência e Tecnologia de Laticínios

Mestres (M.S.) em Ciência e Tecnologia de Alimentos

E apartir de 1994 iniciou-se mais um curso visando a formação de:

Doutores (D.S.) em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Paralelamente às disciplinas ministradas nos cursos, foram desenvolvidos projetos de pesquisa que culminaram em artigos técnicos-científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, teses de mestrado e tecnologia de elaboração de vários produtos. Também foram desenvolvidos projetos de extensão e de assistência técnica para empresas e órgãos privados e governamentais. Graças aos programas de qualificação de recursos humanos, às atividades de ensino, pesquisa e extensão e aos investimentos significativos em materiais de laboratório e unidades-piloto, o Departamento de Tecnologia de Alimentos reúne atualmente em seu quadro docente 31 professores sendo 30 doutores e 1 mestre. O quadro de pessoal é complementado por 32 servidores técnicos administrativos trabalhando em regime de dedicação exclusiva.

O DTA, com seus cursos consolidados, já diplomou 845 Engenheiros de Alimentos, 511 Bacharéis em Ciência e Tecnologia de Laticínios, 378 Mestres em Ciência e Tecnologia de Alimentos e 60 Doutores em Ciência e Tecnologia de Alimentos, contando, em seu acervo, com teses de Mestrado e Doutorado, diversos projetos de pesquisa em execução e projetos de extensão e convênios de assessoria técnica ou de desenvolvimento industrial.

Atualmente, o Departamento de Tecnologia de Alimentos oferece disciplinas para diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFV.


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress