Fachada do edifício sede do Departamento de Tecnologia de Alimentos Edifício Beck Andersen. Este prédio, além de possuir gabinetes de professores e laboratórios, abriga a planta industrial do Laticínios Funarbe Entrada do edifício DTA III, onde se concentra a maior parte dos laboratórios de pesquisa Engenharia de Alimentos e Ciência e Tecnologia de Laticínios ganham 5 estrelas no Guia do Estudante Engenharia de Alimentos e Ciência e Tecnologia de Laticínios ganham 5 estrelas no Guia do Estudante

Endereço

Departamento de Tecnologia de Alimentos
Campus Universitário
36570-900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3899-1756
E-mail: dta@ufv.br

Histórico

O Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) originou-se da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), fundada em 1926, transformada em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG) em 1948 e em Universidade Federal de Viçosa em 1969.

Até 1968, o Departamento de Tecnologia de Alimentos respondia por disciplinas do curso de Agronomia. De 1968 a 1974 ministrou as disciplinas de diversificação do curso de Agronomia em Tecnologia de Alimentos.

Em 1969, tendo realizado a expansão do seu corpo docente, o DTA estabeleceu as bases de um programa de qualificação de recursos humanos. Com docentes recém-qualificados em Ph.D., em universidades norte-americanas, e intensificando o programa de novos treinamentos, o departamento iniciou em 1975 três cursos, instituídos em 1974, para a formação de:

Engenheiros de Alimentos

Bacharéis em Ciência e Tecnologia de Laticínios

Mestres (M.S.) em Ciência e Tecnologia de Alimentos

E apartir de 1994 iniciou-se mais um curso visando a formação de:

Doutores (D.S.) em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Paralelamente às disciplinas ministradas nos cursos, foram desenvolvidos projetos de pesquisa que culminaram em artigos técnicos-científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, teses de mestrado e tecnologia de elaboração de vários produtos. Também foram desenvolvidos projetos de extensão e de assistência técnica para empresas e órgãos privados e governamentais. Graças aos programas de qualificação de recursos humanos, às atividades de ensino, pesquisa e extensão e aos investimentos significativos em materiais de laboratório e unidades-piloto, o Departamento de Tecnologia de Alimentos reúne atualmente em seu quadro docente 31 professores sendo 30 doutores e 1 mestre. O quadro de pessoal é complementado por 32 servidores técnicos administrativos trabalhando em regime de dedicação exclusiva.

O DTA, com seus cursos consolidados, já diplomou 845 Engenheiros de Alimentos, 511 Bacharéis em Ciência e Tecnologia de Laticínios, 378 Mestres em Ciência e Tecnologia de Alimentos e 60 Doutores em Ciência e Tecnologia de Alimentos, contando, em seu acervo, com teses de Mestrado e Doutorado, diversos projetos de pesquisa em execução e projetos de extensão e convênios de assessoria técnica ou de desenvolvimento industrial.

Atualmente, o Departamento de Tecnologia de Alimentos oferece disciplinas para diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFV.


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress