Engenharia de Alimentos e Ciência e Tecnologia de Laticínios ganham 5 estrelas no Guia do Estudante Engenharia de Alimentos e Ciência e Tecnologia de Laticínios ganham 5 estrelas no Guia do Estudante Estudante da UFV participa de equipe vencedora do concurso Ecotrophelia 2016 na França Fachada do edifício sede do Departamento de Tecnologia de Alimentos Edifício Beck Andersen. Este prédio, além de possuir gabinetes de professores e laboratórios, abriga a planta industrial do Laticínios Funarbe Entrada do edifício DTA III, onde se concentra a maior parte dos laboratórios de pesquisa

Endereço

Departamento de Tecnologia de Alimentos
Campus Universitário
36570-900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3899-1756
E-mail: dta@ufv.br

Ciência e Tec. de Laticínios

Reestruturado em 1997, o curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios, criado em 1975, cuja duração média era de 2,5 anos e carga horária de 2.595 horas, passou a ter duração média de 4 anos e carga horária de 3.210 horas e o profisional anteriormente denominado Tecnólogo em Laticínios, passou a Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios ou seja, um curso de graduação pleno. É o único curso oferecido no Brasil.

Como Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios, o profissional desempenha atividades nos setores de produção e controle de qualidade do leite e seus derivados, além de poder atuar na inspeção governamental, assessoria, gerenciamento e administração em indústria de laticínios.

O estudante conta com a Fábrica de Laticínios, que produz leite envasado, queijo, doce de leite, iogurte, requeijão e sorvete. Conta, ainda, com laboratórios para análises químicas, físicas e microbiológicas, para atender à produção e assessorar as aulas práticas. São eles: análise sensorial, desenvolvimento de novos produtos, embalagem, controle de qualidade, microbiologia e físico-química do leite e derivados e, ainda, produtos fermentados.

O curso é ministrado por professores do DTA e de outras unidades departamentais da UFV envolvendo disciplinas básicas e profissionalizantes, além do Estágio Obrigatório de 540 horas.

Os estágios curriculares são realizados no campus, nas instalações do Departamento de Tecnologia de Alimentos e nas diversas empresas de laticínios do país, com grande perspectivas de colocação profissional, tal o nível do curso e a necessidade, cada vez maior, de técnicos desta área.


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress